Notícias

Entre os destaques da programação da Expo Japão 2018, os amantes de animes terão um espaço exclusivo no Cosplay Realm, com agenda que inclui palestras, rodas de conversa e bate-papo sobre o mundo Cosplay. Também está prevista a realização do Concurso Cosplay, agendado para sábado (dia 02) às 19h30 no Palco Principal, próximo à Praça de Alimentação.

My Image

Cosplay Realm promove cultura nerd na Expo Japão

Zero Dalmaso Carmona, coordenador do Cosplay Realm, é cosplayer desde os 14 anos. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),  possui uma pequena confecção de roupas exclusivas para praticantes de Cosplay. As peças são feitas sob encomenda e o preço vária de acordo com o personagem.
 
"O espaço Cosplay Realm estará aberto para todas as pessoas, tanto para participantes quanto para observadores. O Cosplay é uma atividade permite que o participante se torne sua personagem favorita, dando vida ao 'eu ficcional'  e também para outras pessoas admirarem aquele personagem", explica Zero.

O Cosplay surgiu na década de 1940 nos Estados Unidos, mas passou a ter mais visibilidade mundial durante as décadas de 1960 e 70 com a expansão do mercado de quadrinhos, jogos e de animação japonesa e americana. O Japão teve uma grande influência no Cosplay, graças à criatividade, não apenas com o lançamento de personagens que atraíram pessoas a praticar a atividade, mas também com a criação de diversos locais temáticos, como eventos, lojas especializadas, cafeterias e restaurantes.

Texto: Estagiária Aline Schmidt com orientação da jornalista Emilia Miyazaki (Assessoria de imprensa Expo Japão 2018)