Notícias

Expo Japão festeja os 110 anos

da Imigração Japonesa no Brasil

O objetivo principal do evento é preservar e divulgar a cultura japonesa, mantendo os valores e tradições para as novas gerações. “É o momento em que a comunidade nipo-brasileira de Londrina se une em prol da preservação de suas raízes e costumes, transmitindo seus valores à sociedade londrinense”, explica Luciano Matsumoto, coordenador da Expo Japão. “O evento é fruto do esforço de centenas de nipo-brasileiros que se dedicam voluntariamente. É palco de inúmeras iniciativas culturais, filantrópicas, gastronômicas e sociais contribuindo positivamente para a sociedade de Londrina e região.”

Com uma infraestrutura de mais de 5 mil metros quadrados, a Expo Japão 2018 oferecerá uma variedade completa de atrações tradicionais e contemporâneas, como a Cerimônia do Chá, o batuque dos Taikôs (tambores japoneses), Bon-Odori (dança tradicional), Yosakoi Soran (dança contemporânea), Ikebana (arranjos florais), Bonsais (árvores em miniatura), Artes Marciais, Matsuri Dance, Cosplay, Espaço Mundo Nerd, entre outros. São mais de 40 grupos artísticos e culturais que foram convidados para as apresentações. Além disso, o público vai contar com a Praça de Alimentação, com capacidade para mais de 2 mil pessoas, com oito restaurantes apresentando o melhor da gastronomia japonesa, e também food trucks, cafeteria e doceria.


Exposição Agrícola

Outro destaque da Expo Japão 2018 será a 57ª Edição da Exposição Agrícola da ACEL, uma mostra dos principais produtos cultivados pelos pequenos produtores nipo-brasileiros da região de Londrina. Simultaneamente, será realizado o VII Simpósio Agroinovatec, com uma agenda repleta de palestras, apresentações e debates sobre tecnologias inovadoras para a agricultura. O evento é direcionado a produtores rurais, estudantes e a comunidade em geral.


Colônia japonesa 

O Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, somando mais de 1,6 milhão de japoneses e descendentes. O Paraná é o segundo estado do Brasil com maior número de descendentes, atrás somente do estado de São Paulo. A região de Londrina (abrangendo cidades do entorno como Assaí, Arapongas, Rolândia, Ibiporã, Cambé, Uraí) forma uma comunidade com mais de 40 mil descendentes. 


Serviço:

Expo Japão 2018
Onde: Acel (Estrada do Limoeiro)
Quando: de quinta-feira (30 de maio) a domingo (03 de junho)
Quanto: R$ 9,00 (inteira) e R$ 4,50 (meia entrada)

Um dos maiores e tradicionais eventos do calendário de Londrina, a Expo Japão 2018 celebrará os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil (1908-2018). Serão cinco dias de festa, de 30 de maio a 03 de junho, para vivenciar o melhor da arte, cultura e gastronomia oriental, além de esportes, produtos agrícola, debates técnicos e outras atrações. Promovida pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), a Expo Japão deve atrair um público de mais 30 mil visitantes do Paraná, consolidando-se como uma das maiores festas da cultura japonesa do Paraná.

Festa de 110 anos de imigração japonesa